sábado, 14 de maio de 2011

Antivírus



Está aí uma discussão que duraria dias e dias.
Qual é o melhor antivírus grátis??

Eu costumo dizer que é como refrigerante, cada um tem um gosto. Mas, muitas pessoas podem gostar do mesmo.

A maioria dos brasileiros utilizam AVG, AVAST ou AVIRA. Aqueles que acham que conhecem um pouco mais de informática normalmente utilizam o BITDEFENDER ou o MICROSOFT SECURITY ESSENTIALS.
Mas, qual é o melhor??

A revista INFO vez testes para descobrir qual o melhor antivírus da nova geração.

É importante ressaltar que o melhor antivírus, num dia, pode pegar todos os tipos de vírus. No outro, o que ficou com o pior desempenho pode ser a melhor proteção contra algum malware específico. O que isso significa? Um antivírus bom não pode ser medido apenas pelo nível de detecção, mas também pelos recursos extras e o desempenho. Por isso, esses dois tipos de dados foram levados em consideração na avaliação dos produtos.

Segue resultado dos testes resumido:

1º - Avast 5 Free

Tem:



  • Proteção contra vírus, rootkit e malware que infectam o Windows via redes P2P, e-mail, websites com scripts maliciosas e mensageiros instantâneos. Ele também limpa os anexos dos e-mails.
Não tem:

  • Firewall e proteção contra spam.

O Avast leva o primeiro lugar deste teste não em razão do desempenho. Mas principalmente, por causa dos recursos oferecidos. Outro bom motivo é o conjunto de proteção contra ameaças vindas das redes P2P e rede de mensageiros instantâneos. A nova interface também contribui para o bom momento do programa.

1º - AVG 9 Free

Tem:

  • Proteção contra vírus de e-mail, avisos contra site maliciosos e defesa contra phishing.
Não tem:

  • Firewall, proteção contra rootkit, contra roubo de identidade e anti-spam. O suporte, vale dizer, é só via fórum.
O programa não divide o primeiro lugar sem motivos. Ele é bastante rápido para identificar e apagar os vírus. Apesar do resultado inferior na identificação de vírus de arquivos, o AVG, no momento, é o mais forte para identificar as ameaças vindas da web - considerada, hoje, umas das principais causas de vírus no PC.

2º - BitDefender Free 2010

Tem:

  • Proteção básica contra vírus. Tem ainda varredura programada e customização de interface. Também tem um eficiente sistema de quarentena. O bacana é o relatório de ameaças identificadas.
Não tem:

  • Proteção contra rootkit e sistemas de anti-spam, antispyware e defesa contra vírus vindos de redes P2P e mensageiros instantâneos.
O antivírus é uma boa indicação caso o usuário seja paciente e tenha um PC com configuração avançada. Mas o usuário também deve saber que ele foi ineficiente nos testes contra spyware. E um spyware pode resultar em dados roubados.

3º - Avira AntiVir Free 2010

Tem:

  • Proteção contra vírus, vermes e cavalos de troia, além de defesa contra discadores, rootkits ocultos, spyware e adware.
Não tem:

  • Proteção contra sites maliciosos, anti-spam e firewall, além de proteção contra vírus de e-mail.
Apesar de muito intuitiva e simples de usar, a interface do Avira precisa evoluir. Este é o principal ponto negativo da atual versão do antivírus. Em contrapartida, ele é um dos poucos software de segurança do mercado preparados especificamente para rodar em netbooks. Apesar da posição no teste, pode ser considerado uma boa opção de proteção.

4º - Microsoft Security Essentials

Tem:

  • Proteção básica contra vírus e spyware. E nada mais.
Não tem:

  • Defesa contra phishing e malware vindos de redes P2P e de mensageiros instantâneos.
No teste do INFOLAB, o MSE, foi o programa mais fraco. Contudo, se o usuário ativar, no Windows, o Smart Screen Filter do Internet Explorer e o Firewall, o antivírus se torna uma solução completa de segurança.

0 comentários: